quarta-feira, 1 de abril de 2009

Uma data eterna

Hoje é 1º de abril!
Aí você diz:
- E eu com isso?
É que é uma data engraçada. Não por que as pessoas costumam mentir nessa data, mas por que elas mentem e depois dizem que mentem, e ainda dizem: "Te peguei, hoje é 1º de abril". Oras! O ser humano conta cerca de 200 mentiras por dia, cerca de 1 mentira a cada 5 minutos, qual a graça de ter um dia da mentira? Só por que vai contar algo mais absurdo do que de costume. Deveria ter o dia da verdade, aí sim eu queria ver.
Imagina só, aquelas mentiras inocentes que a gente conta, sem nenhuma má intenção:
  • A sua amiga pergunta se está bonita com aquela roupa. Ela não está feia, mas também não está bonita e você diz que está.
  • Aquele esmoleu que vai pedir algo e você diz que não tem.
  • O professor que pergunta pelo trabalho e você inventa que seu cachorro comeu.
  • Ou quando diz que gosta de uma coisa só por que alguém (que você quer impressionar) gosta dessa coisa.
  • E aquelas mentirinhas pra mãe e pai? Prefiro não comentar.
  • Até mesmo um "bom dia" só por coveniência, quando no fundo você nem deseja bom dia coisa alguma.
Ah...poderia citar uma lista imensa, e olha que essas são as mais comuns, de uso coletivo(por assim dizer), e ainda tem aquelas mais particulares que não consigo abstrair. Pense aí na sua.
Mas por que tanta mentira? Por que se você falar pra sua amiga que ela não está bonita, talvez ela não sentirá tão sua amiga ou no mínimo vai ficar chateada. Se você disser pro esmoleu que na verdade não quer alimentar a "pedição" dele, e não vai dar por que não quer dar, ele pode ficar triste, ou pode lhe xingar, ou tantas outras coisas. Se você disser para o professor que na verdade você não fez o trabalho, passara de coitadinho a irresponsável. Se você disser que não gosta de uma coisa para aquele alguém que gosta, talvez não o impressione tanto(mas vai por mim, impressiona sim, ser do contra é ótimo). As mentiras pra pai e mãe são por sobrevivência, por que você depende deles. E o "bom dia" pode ser para parecer simpático ou simplesmente por "costume". Enfim, mentiras em sua maioria são para evitar confusões, facilitar as coisas para o seu lado, ou acabar com a vida de alguém. Já usei algumas mentiras com cunho altruísta, você também pode ter usado, mas no fundo, somos egoístas mesmo, e usamos muito da mentira para isso.
Não contei as mais ousadas, que no fundo tem uma pitadinha do mau. Essas aí são mais raras, mas tem quem use. Não irei falar delas, são cruéis e costumam usar contra mim(é claro que esse post precisa ter o meu lado revoltado contra algo, senão não seria meu). O bom é que já criei uma habilidade inexplicável de captá-la "no ar", e o otário passa a ser o que seria o espertinho da trama.
A muito tempo eu tento não mentir, confesso que é difícil (experiementa), e já me dei mal por falar a verdade, mas você se sente mais leve. Tem uns momentos que não tem como contar a verdade, mas, ao menos no geral, estou me saindo bem. Qual o problema em ser chamada de bruta, escrota, mau ou insensível? Nada demais, você vai ver que no final vale a pena. :D
O ser é mesmo engraçado, celebrando a mentira em 1º de abril...hahahahaha...365 dias no ano nós celebramos a mentira.

2 comentários:

Anônimo disse...

A capacidade dos hominídeos de mentir é percebida cedo e quase universalmente no desenvolvimento humano e estudos de linguagem com pongídeos. Uma famosa mentira do último grupo foi quando Koko, a gorila, confrontada por seus treinadores depois de uma explosão de raiva no qual ela arrancou uma pia de aço do lugar onde ela estava presa, sinalizou na Língua de Sinais Americana, "o gato fez isso," apontando para seu pequeno gato. Não está claro se isso foi uma piada ou uma tentativa genuína de culpar seu pequeno bicho de estimação.

Anônimo disse...

A silhueta doente
de um corpo são,
pede um não
com sim em mente.
Sombra infeliz
esconde-se no sorriso
da carne que diz:
- Mentir é preciso!