terça-feira, 24 de março de 2009

A patinha feia e feia novamente.



Hoje antes de sair pela manhã, vi meu priminho de 2 anos, assistindo o clássico "O patinho feio", fiquei lembrando de quando era criança, e pensei: eu já chorei com essa estória. Mas naquela época eu chorei por que tinha muita dó por todo seu sofrimento até se tornar um belo cisne. Rejeição de todas as formas.
Depois pensei que tal desenho pode ser uma metáfora, não sei se muita falta do que fazer, ou se apenas pensei o óbvio, e alguém já pensou o mesmo.
Eu poderia pensar que trata-se de uma crítica do culto a forma para uma valorização da essência, mas acaba não sendo por que no final ele se torna uma ave bonita e não ganha o respeito por seu âmago, e sim pela beleza. Na verdade abstraí que seria uma crítica a visão de uma maioria engessada pela idéia(agora sem acento, mas ainda não me acostumei) de que o diferente deve ser marginalizado. O pobre patinho que é um cisne, é rejeitado por sua feiura, na verdade, por fugir do comum, do que é considerado padrão. Porém, o que determinaram como incomum, era um desvio apenas naquele meio, e quando ele vê que é um cisne, e é aceito pelos outros, sente-se inteiro, "belo".
Demasiadas vezes 'alguém' é repreendido e excluído por ações e pensamentos que divergem da ideologia coletiva(qualquer transferência é mera coincidência). É incocebível para a massa (e aqui vem um discurso um tanto prepotente de uma excluída com uma dose de revolta), que alguém possa pensar/agir "diferente", mesmo que não quebre regras ou afete a vida de outros. "Eu não concordo", "Isso não existe", "Tú é louca", são frases que escuto com certa frequência. Pois que não concorde, pois que não aceite. Tenho pena, não de mim, mas desses que não conseguem nem ao menos pensar na possibilidade que o diferente pode existir, pois isso é preguiça de mudar a rota, talvez medo, por que já conhecem aquele caminho e mudar é correr riscos. Mal sabem o que estão perdendo...o outro caminho é mais interessante.
Maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaassssss...tudo bem! Um dia eu viro um cisne e me junto aos outros.
;D

Um comentário:

Cacau disse...

quem nunca pensou ou agiu diferente que jogue a primeira pedra! Somos todos diferentes e quem sabe conviver com essa diferença ou com opiniões diversas se sente bem e mais em paz, conhece novos horizontes XD!


Oi Rita, não sabia que compartilhava da paixão de escrever. Beijos e se cuida. \o